Exclusivo americanas mais

A Idade Média Na Imaginação Popular

Sinopse

“A Idade Média na imaginação popular revela os preconceitos que estudantes têm sobre a Idade Média, graças à sua representação em filmes populares. Sturtevant adota uma nova abordagem ao estudo do medievalismo em um livro que atravessa fronteiras disciplinares e interroga a divisão entre o medievalismo acadêmico e público.”
AMY KAUFMAN, diretora de conferências da Sociedade Internacional para o Estudo do Medievalismo.

Supõe-se frequentemente que as pessoas de fora do meio acadêmico sabem muito pouco sobre a Idade Média. Mas a verdade não é tão simples. A questão é que a cultura cotidiana é permeada pelo medievalismo, ou seja, as recriações imaginárias do mundo medieval. Essas, como O Senhor dos Anéis ou Game of Thrones, oferecem visões convincentes desse período histórico. E pior: têm um forte impacto na imaginação popular, principalmente, porque há novos medievalismos sendo desenvolvidos, sintetizados e refeitos.
Mas como os medievalismos contribuem para (ou atrapalham) o conhecimento da Idade Média? Neste livro, Paul B. Sturtevant utiliza métodos sociológicos para abordar a maneira como aprendemos sobre o passado – e como isso nos ajuda a compreender melhor o presente. Unindo história com cultura pop, A Idade Média na imaginação popular é destinado não apenas para quem estuda o tema, como para quem tem simplesmente curiosidade sobre o assunto.