Exclusivo americanas mais

1984

Sinopse

“Liberdade é a liberdade de dizer que dois mais dois são quatro. Se isso for concedido, tudo o mais se segue”.

Em um Estado totalitário onde pensar diferente é um crime indefensável e desafiar o sistema pode levar à morte, vive Winston Smith, funcionário do Ministério da Verdade. Ele passa seus dias reescrevendo o passado de acordo com os desejos do Partido e do seu líder onipresente e onisciente — o Grande Irmão. Mas, em seu íntimo, Winston odeia o sistema e tudo o que ele representa.

A vida do personagem toma um novo rumo quando ele começa a exprimir suas ideias livremente em um diário e, posteriormente, se apaixona por Julia, uma jovem camarada que se mostra tão rebelde quanto ele. Depois de se envolverem com a mítica Confraria, suposto grupo clandestino que organiza um levante contra o Partido, eles se tornam criminosos do pensamento e percebem que mais cedo ou mais tarde o sistema virá atrás deles.

Publicado pela primeira vez em 1949, um ano antes da morte de George Orwell, 1984 é uma das histórias mais conhecidas e contundentes do século XX e uma obra-prima da literatura mundial. Neste romance distópico, o autor imagina uma sociedade totalitária comandada com mãos de ferro pelo infame Grande Irmão e alerta para o perigo da desumanização da sociedade e da criminalização do livre pensar.